quarta-feira, 17 de março de 2010

Cupcakes com "jeitinho Brasileiro"

Fofinhos, lindo, coloridos, divertidos, pequeninos, alguns no tamanho suficiente para serem devorados em uma única mordida. Os brasileiros levaram bons anos para descobrir os famosos cupcakes norte-americanos. Mas valeu a espera,pois assim que descobrimos, cuidamos logo de abrasileirar os bolitos americanos.
Os cupcakes (bolinhos de xícara, em tradução quase literal) existem desde o século XVIII, mas foi no XIX que conquistaram seu lugar definitivamente, os Estados Unidos também foram os primeiros a comercializar o cupcake em escala industrial. Em 1919, a empresa Hostess lançou o Cup Cake, um bolinho com recheio e cobertura vendido em pacotes individuais.
Tornaram-se celebridades da confeitaria em Nova York, quando Magnolia Bakery, casa de doces que abriu suas portas em 1996, resolveu aproveitar um excesso de massa que sobrava dos bolos (em tamanho real) que a casa fazia para vender. No início, eram apenas de baunilha e ganharam o apelido de “bolo da Barbie”, por causa do tamanho pequenino e dos “enfeites” que levava como cobertura. O resultado foi que a brincadeira acabou se tornando mais famosa do que os tradicionais bolos e doces vendidos pela casa.
Martha Stewart colocou os cupcakes na capa de suas revistas e em seu programa na TV. A Magnolia Bakery apareceu no seriado “Sex and the City” e no filme “O Diabo Veste Prada”. E a ideia de vender mini bolos coloridos e decorados se espalhou pela cidade, em diversas outras docerias.
Agora, finalmente, parece ter chegado ao Brasil, com uma adaptação “ao nosso jeitinho". O formato é o mesmo. Mas, ao invés das mansinhas duras e cobertas de glacê, pasta americana ou creme de manteiga da versão americana, os nossos são bem mais leves, com coberturas de ganache, doce de leite, brigadeiro, merengues, quando você morde…. a massa é fofinha (algumas têm recheio) e a cobertura não tem gosto de manteiga em excesso, nem é dura.


Receitas:
Cupcake de chocolate
cupcake de baunilha

Famosos
Love Cupcakes


P.S. as fotos não são minhas, peguei na net e no momento não me lembro onde exatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário